Olá!
Recentemente eu li um dos livros de Machado de Assis, o livro foi Quincas Borba, então hoje farei um pequeno resumo da obra aqui, mas é importante ressaltar que o resumo não dispensa a leitura completa da obra.
A obra inicia-se em Barbacena (MG), com Quincas Borba citando as suas filosofias, e falando dos Humanistas, ele já estava muito doente, mesmo assim resolveu ir ao Rio de Janeiro tratar de negócios, deixando com Rubião (ex-professor, e agora acompanhante dele) o seu cachorro Quincas Borba.
Após algum tempo no RJ, Quicas vem a falecer, e Rubião resolve doar o cão, porém como único herdeiro Rubião fica com toda a herança de Quincas, salvo uma condição, cuidar do cão.
Rubião vai para o Rio de Janeiro com Quincas, e no caminho conhece o casal Cristiano Palha e Sofia. Com o passar do tempo os três se tornam grandes amigos, e o herdeiro apaixona-se pela bela Sofia. No começo Sofia correspondia aos olhares dele, até o dia em que ele se declara para ela, e então ela conta ao marido o ocorrido. Palha, deixa o tempo passar para que Rubião continue apaixonado por sua esposa e ele possa deixar o coitado na miséria.
Junta-se a dupla (Sofia e Palha) o advogado e falso jornalista Camacho, que contribui para a falência de Rubião. Após ficar pobre Rubião volta para Barbacena e morre pela tristeza e após três dias o cão morre também.
Espero ter ajudado a compartilhar um pouco esta maravilhosa obra.
Beijão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário