segunda-feira, 10 de setembro de 2012

As gêmeas do Iguaçu!

Olá!
Antes que você pense em qualquer pessoa saiba que não é nada disso que eu estou falando, hoje aqui irei falar de duas cidades, grudadinhas, separadas pela linha do trem, e rodeadas pelo rio Iguaçu, ou seja, Porto União - Santa Catarina, e União da Vitória - Paraná.
Porto União, 94 anos de emancipação política. Um dos mais belos recantos do Estado de Santa Catarina, localizado no planalto norte, passou a município depois da definição de limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, consequência da Guerra do Contestado, possui uma área territorial de 851,24 Km2, com 33.497 habitantes. (Leia mais: http://www.portouniaosc.com.br/).

União da Vitória é um município brasileiro do estado do Paraná. Pertence à microrregião de mesmo nome e também a Mesorregião do Sudeste Paranaense, apesar de que formalmente está localizada no extremo Sul do estado. Fica 243 km a oeste da capital do estado e a 1.472 km da capital do país. De acordo com o último censo realizado em 2010, a cidade possui cerca de 52.735 habitantes.
Guerra do Contestado

A cidade faz divisa com a cidade de Porto União, no estado de Santa Catarina, através de uma linha férrea, e também pelo Rio Iguaçu, que corta o município. Essa divisão entre as duas cidades, forma um único núcleo urbano de aproximadamente 86 mil habitantes, sendo conhecido como as "Gêmeas do Iguaçu".

Enfim, eu geralmente vou a Porto União, ou a UVA, em dezembro, e janeiro, pois é meu período de férias, e minhas primas, tias, moram lá, vou visita-las, e também porque é digamos um ponto de acesso, tanto a cidade que minha mae mora, quanto a qual minha vó mora, enfim, os pontos legais de P.U., e U.VA., são:
a estátua do Cristo, a Ponte do Arco (não sei o nome), as estátuas feitas em madeira também são bem legais, a Catedral de Porto União, a Estação central de trem, o rio Iguaçu.
 Fora da cidade, é legal visitar, a uns 17 km, a pequena cidade de São Miguel da Serra em Santa Catarina, lá tem uma Igreja beeeeeeeeem antiga, feita de pedra, tem uma foto logo abaixo, tem também o Salto do Rio Bonito, que é lindo :D.

Acho que é isso que eu tenho a dizer sobre as gêmeas do Iguaçu, aaah não se esqueçam de tirar uma foto com um braço em cada lado da linha do trem, comprovando que é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo, ushaiuhsiuahsuhasiuha...

Antes que eu termine, uma festa legal para ir, ocorre em dezembro, bom, o ano passado foi dia 09, 10, e 11, é a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo.

Beijão, até!

2 comentários:

  1. Investe nas imagens ein? Amei o fundo.

    sougarotaproblema.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pois é, eu acho melhor por bastante fotos, para eventuais localizações...
      Sinta-se a vontade!
      Beijão!

      Excluir